conhecer a origem para valorizar o pescado artesanal
Você sabe de onde vem o peixe que você consome?
Quando vai a um restaurante, tem acesso a informações sobre quando, onde e quem pescou o peixe que está no seu prato?
Visitando os restaurantes parceiro do projeto e escolhendo o prato participante, o consumidor incentiva e valoriza o trabalho dos pescadores e pescadoras artesanais do Litoral Norte de São Paulo, além de ter acesso a informações sobre onde, quando e como o peixe que irá consumir foi pescado, através de um QR code.
O Projeto
O projeto Nossa Pesca foi iniciado em dezembro de 2021 na Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte - APAM-LN, no estado de São Paulo, que engloba os municípios de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ilhabela. Tem como objetivos a criação de incentivos de mercado para a transparência e sustentabilidade da pesca artesanal e dar subsídios à melhoria da gestão da pesca na APAM-LN.
​
Através da adoção do sistema de rastreabilidade desenvolvido pela empresa Shellcatch, espera-se que os pescadores e pescadoras artesanais da região tenham acesso a novos mercados, agreguem valor ao seu produto e o consumidor tenha acesso a informações sobre a origem de seu pescado.
​
​
A tecnologia
A tecnologia adotada pelo projeto foi desenvolvida especificamente para a cadeia da pesca pela empresa Shellcatch. Essa tecnologia já foi implementada em diversos países e inclui a instalação de um equipamento (câmera e GPS) nas embarcações participantes, o registro de informações sobre a produção de cada viagem de pesca pelos pescadores parceiros em um aplicativo de celular e uma etiqueta com o QR code de cada lote de pescados que chega aos restaurantes parceiros.