
conhecer a origem para valorizar o pescado artesanal
Você sabe de onde vem o peixe que você consome?
Quando vai a um restaurante, tem acesso a informações sobre quando, onde e quem pescou o peixe que está no seu prato?
Visitando os restaurantes parceiro do projeto e escolhendo o prato participante, o consumidor incentiva e valoriza o trabalho dos pescadores e pescadoras artesanais do Litoral Norte de São Paulo, além de ter acesso a informações sobre onde, quando e como o peixe que irá consumir foi pescado, através de um QR code.



.jpeg)

O Projeto
O projeto Nossa Pesca foi iniciado em dezembro de 2021 na Área de Proteção Ambiental Marinha Litoral Norte - APAM-LN, no estado de São Paulo, que engloba os municípios de São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ilhabela. Tem como objetivos a criação de incentivos de mercado para a transparência e sustentabilidade da pesca artesanal e dar subsídios à melhoria da gestão da pesca na APAM-LN.
​
Através da adoção do sistema de rastreabilidade desenvolvido pela empresa Shellcatch, espera-se que os pescadores e pescadoras artesanais da região tenham acesso a novos mercados, agreguem valor ao seu produto e o consumidor tenha acesso a informações sobre a origem de seu pescado.
​
​


A tecnologia
A tecnologia adotada pelo projeto foi desenvolvida especificamente para a cadeia da pesca pela empresa Shellcatch. Essa tecnologia já foi implementada em diversos países e inclui a instalação de um equipamento (câmera e GPS) nas embarcações participantes, o registro de informações sobre a produção de cada viagem de pesca pelos pescadores parceiros em um aplicativo de celular e uma etiqueta com o QR code de cada lote de pescados que chega aos restaurantes parceiros.

Execução

Restaurantes participantes

Toque Toque Pequeno
São Sebastião

Cambury
São Sebastião

Toque Toque Pequeno
São Sebastião

Maresias
São Sebastião
Apoio institucional

Organizações parceiras


Apoio financeiro
.png)