top of page
NOSSA PROPOSTA

O IESA tem como missão promover a conservação e o manejo sustentável dos recursos naturais, buscando alternativas para o desenvolvimento socioeconômico, melhoria da qualidade de vida e segurança alimentar, especialmente de comunidades costeiras. A atuação do IESA tem como territórios prioritários a região sul da Bahia, onde está sediado, e a costa do estado de São Paulo. Nossos projetos são estruturados em duas principais linhas de atuação: Conhecimento e Soluções.​

QUEM SOMOS

A equipe do IESA é formada por profissionais com formação científica e vasta experiência em engenharia de pesca, gestão ambiental e planejamento e execução de projetos socioambientais. 

 

Nossos profissionais tem mais de 10 anos de experiência em projetos voltados a:

  • pesquisa e consultoria em gestão pesqueira

  • pagamento por serviços ambientais

  • elaboração e avaliação de políticas públicas voltadas à gestão ambiental

  • estudos socioeconômicos

  • articulação política, relacionamento institucional e interlocução com diversos setores da sociedade

  • processos participativos

  • sustentabilidade de cadeias produtivas e padrões de certificação/verificação socioambiental

  • execução de projetos e estudos junto à comunidades tradicionais

  • gestão de Unidades de Conservação

Daniel.png

Daniel Viana 

Daniel Viana é um cientista pesqueiro com foco na gestão da pesca de pequena escala e no papel do pescado para a nutrição global. Durante toda sua carreira, esteve envolvido com universidades, governo e ONGs buscando soluções inovadoras para os desafios da gestão pesqueira. Daniel graduou-se em engenharia de pesca pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e possui mestrado e doutorado pela Universidade da Califórnia, Santa Barbara. Atualmente faz pós-doutorado no departamento de saúde pública da universidade de Harvard investigando o papel de áreas protegidas marinhas para a nutrição de comunidades costeiras. Daniel é co-fundador e diretor executivo do IESA responsável pela supervisão e elaboração de projetos.

Cecilia Viana 

Cecilia é geógrafa formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tem mestrado em Ciências Ambientais pela Yale University e doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Sua formação e experiências profissionais se concentram nas áreas de governança ambiental e alternativas de desenvolvimento alinhadas à conservação da biodiversidade e garantia de direitos de povos e comunidades tradicionais. Colaborou com a Rede Amazônia Sustentável, primeiro como coordenadora de campo e depois como pesquisadora pós-doc pela Universidade de Lancaster. Trabalha como consultora na área de filantropia na Amazônia. Cecilia é co-fundadora do IESA e atualmente colabora na supervisão de projetos e relações institucionais.

isa.png

Isandra D´Ávila

É pós-graduada em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Amazonas, com 20 anos de experiência profissional na Amazônia em gestão administrativa-financeira, planejamento e execução de projetos socioambientais junto a comunidades tradicionais e ribeirinhas nas Unidades de Conservação do Estado do Amazonas. Possui habilidade em articulação política, relacionamento institucional e interlocução com governos, empresas e sociedade civil, além de ampla experiência em coordenar equipes e organização de grandes eventos. Suas principais experiências profissionais foram como Coordenadora Administrativa-Financeira na Organização Não-Governamental PESACRE em Rio Branco (AC), Gerente Administrativa no Laboratório de Silvicultura Tropical da ESALQ/USP em Piracicaba (SP), Secretária Executiva do Conselho Estadual de Meio Ambiente no Estado do Amazonas em Manaus- AM; Assessora Especial no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas e na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas em Manaus (AM), Coordenadora Executiva, Coordenadora de Relacionamento Institucional e Ouvidora da Fundação Amazonas Sustentável em Manaus (AM). Apesar de ser Amazônida, hoje vive e trabalha na Bahia, aplicando sua experiência em gestão no desenvolvimento do IESA.

Profissional.png

Helena Gonçalves

Gestora ambiental formada em 2009 pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP) e Mestre em Ecologia Aplicada pela mesma instituição. Após a graduação e durante o mestrado, atuou na avaliação de mecanismos de pagamento por serviços ambientais e gestão de recursos hídricos. Há 9 anos desenvolve projetos voltados à sustentabilidade de cadeias produtivas agrícolas e da sociobiodiversidade, tendo experiência principalmente nas cadeias do cacau, café, cana-de-açúcar, soja, castanha-do-Brasil, açaí e manejo florestal madeireiro e mais recentemente, na pesca marinha. Trabalhou com verificação e adequação de fornecedores a padrões de sustentabilidade voluntários e à legislação ambiental e trabalhista. Tem formação extracurricular e experiência em processos participativos, especialmente junto a comunidades ribeirinhas e pequenos produtores rurais. Apaixonada pela temática do impacto da alimentação na sustentabilidade, acredita que as questões ambientais e sociais não podem ser dissociadas e vê no uso sustentável da biodiversidade marinha e costeira mais uma oportunidade de atuar na melhoria das condições de vida das populações humanas e da conservação dos ecossistemas. Mudou-se recentemente para o município de São Sebastião, na costa de São Paulo, onde está se dedicando às atividades do Iesa e à coordenação do projeto Nossa Pesca.

Tiago Ucella

Oceanógrafo formado pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas. Ainda na graduação, além de outros estágios, participou do projeto “Vozes da Pesca” no Laboratório de Ecossistemas Pesqueiros do IO-USP, cujo objetivo foi ressaltar a importância dos conhecimentos tradicionais para tomada de decisões na criação de leis locais relacionadas à pesca. Trabalhou na Fundação de Estudos e Pesquisas Aquáticas (FUNDESPA), na área de Educação Ambiental, onde dentre outros projetos de educação ambiental voltados para a temática de conservação do ambiente marinho e costeiro, atuou no Programa de Educação Ambiental do Porto de São Sebastião e, mais ativamente, no Programa de Ação Participativa para a Pesca (PAPP), como facilitador na comunicação entre as comunidades pesqueiras, órgãos ambientais e fiscalizadores, prefeituras e a Petrobras. Atualmente é técnico de campo pelo Instituto Argonauta em São Sebastião e assistente de projetos no IESA.  

CONSELHO DIRETOR

Adrià Lacorte - Presidente

​

​

Fernando Rosseti Ferreira - Vice-Presidente

​

​

Marilia Britto Rodrigues de Moraes

​

Mariano Colini Cenamo

CONSELHO FISCAL

Marcos Roberto Penna Nascimento 

​

​

Luiz Fernando Silva Magnago

​

bottom of page